Chic and Sweet Colours

Viagem de DESCOBERTAS de uma blogger

15:04

HENNA: o que é?

Publicada por Chic and Sweet Colours |

Henna é uma planta que pode ser usada para criar diferentes formas de arte corporal, principalmente tatuagens temporárias. Além disso, a henna também é conhecida desde há séculos como um dos mais populares métodos naturais para colorir o cabelo.
A coloração com henna é um processo de coloração capilar diferente dos tradicionais realizados com colorações permanentes com amônia e oxidante. 
A coloração permanente é formada por moléculas de tamanho pequeno que penetram nos fios e sofrem uma reação de oxidação, aumentando de tamanho (para que não saiam de dentro do fio) e adquirindo uma nova cor. A amônia e o oxidante agem para que tal ocorra. A amônia amolece a queratina e faz inchar a fibra capilar, abre as escamas, e permite a liberação do oxigênio contido no oxidante, e o oxidante por sua vez é a substância que desencadeia a reação química e faz com que os componentes da tinta produzam uma cor nova dentro do fio.

Saiba como a henna colora os fios

Os corantes naturais possuem moléculas grandes, que não penetram nos cabelos, e que se acumulam na superfície dos fios colorando-os dessa forma. O tempo que o produto permanece nos cabelos influencia o resultado final (quanto mais tempo ficar mais forte será a cor). Depois de utilizar este recurso para colorir os cabelos, torna-se difícil retirar o produto dos fios.

 
Esta coloração natural é indicada para quem deseja mudar a cor dos cabelos para no máximo duas tonalidades abaixo da sua. Originalmente o produto, henna, é vermelho isso faz com que essa coloração geralmente tenha reflexos avermelhados.




Foto retirada de: http://vitaglo.com/lm0017.html
 
Para quem deseja cobrir os cabelos brancos, saiba que ela só é recomendada para quem tem até 50% (dos cabelos brancos), acima dessa quantidade a cor poderá ficar irregular, manchada ou fraca com cor de cenoura. A henna de tom preto deixa os cabelos brancos com cor azul ou verde.




Cuidados com a coloração com Henna

 

A henna não é compatível com nenhuma coloração química. Para fazer qualquer outro procedimento químico, inclusive mudar para uma coloração permanente, é necessário cortar os cabelos que foram tingidos com henna. Os corantes da henna sofrem reações quando entram em contato com agentes oxidantes ou redutores. As henas vermelhas formam uma camada impermeável ao redor dos fios, impedindo que os colorantes penetrem na fibra. As henas pretas, por sua vez, com frequência contêm partículas metálicas que reagem mal com a coloração de oxidação tradicional.

 A Henna é indicada para quem tem os cabelos oleosos e para acentuar a cor natural dos fios.
Os casos de alergia a henna são raros.

A henna é uma escolha perfeita se quiser adicionar temporariamente uma cor vibrante e brilhante a cor de seu cabelo sem usar produtos químicos prejudiciais para a saúde.

0 comentários:

Subscreva