Chic and Sweet Colours

Viagem de DESCOBERTAS de uma blogger

20:58

Cuidados com unhas: fortalecimento

Publicada por Chic and Sweet Colours |

Cuidados com as unhas


As unhas refletem a saúde do organismo. Possuem muita queratina e estão envolvidas no processo de proteção do organismo em relação ao meio externo, isto para além da sua função estética.
O crescimento das unhas é contínuo e recebe estímulos hormonais e nutricionais diversos. A unha pode interromper seu crescimento ou apresentar alterações de estrutura uma vez que, em casos de doenças graves, o organismo reserva sua fonte de proteínas, vitaminas e de defesa para os órgãos vitais. Os nutrientes ficam escassos primeiramente nas unhas e nos cabelos, e ambos ficam enfraquecidos, opacos e sem vida nestas situações.
Através da observação de alterações do leito ungueal é possível identificar doenças sistêmicas, facilitando o diagnóstico e permitindo um tratamento precoce.
 

Como é uma unha normal?

A unha normal é transparente, lisa, suave, permanecendo colada ao seu leito e apresentando um crescimento contínuo.
As unhas crescem, em média, 3 milimetros por mês. As unhas das mãos demoram, em média 4 a 6 meses para crescer da base até a ponta; e as dos pés, de 6 a 12 meses. As unhas dos homens crescem mais rápido do que as das mulheres (exceto na gravidez, quando as unhas crescem mais). É bom lembrar que existem variações individuais, relacionadas à raça, idade, ambiente, ocupação, entre outros.

Diversas alterações na cor, aparência, superfície e crescimento podem significar problemas internos.

Quais alterações das unhas devem ser observadas?

Na maioria dos casos, a presença de unhas fracas, quebradiças ou que se descolam na sua parte distal ocorre por manipulação excessiva, como o uso em excesso de esmaltes, fortalecedores contendo formol, microtraumatismos nas unhas.
O tratamento geralmente é simples. Podem ser usadas cápsulas vitamínicas, de gelatina, ferro, solução fortalecedora como o casco de cavalo (que contém substâncias endurecedoras), hidratantes com ureia e silicone e banhos de silicone (que formam uma película protegendo temporariamente a lâmina ungueal).


Quais alterações nutricionais podem alterar o aspecto das unhas?
  • Deficiência de vitamina A: unha com aspecto de casca de ovo, esbranquiçada e quebradiça.
  • Deficiência de vitamina B12: linhas longitudinais escurecidas, cor azul enegrecida.
  • Deficiência de vitamina C: hemorragia subungueal, com a presença de pontos avermelhados no leito ungueal.
  • Deficiência de zinco: coloração acinzentada, cutícula seca e engrossada, descamação intensa ao redor das unhas, linhas transversais bem acentuadas.
  • Deficiência de nicotinamida – vitamina B3 (pelagra - doença dos alcoólicos): linhas transversais esbranquiçadas, ausência de brilho e descolamento da parte distal da unha.

Como fortalecer as unhas fracas?

A saúde das unhas está muito ligada à alimentação da pessoa: uma dieta rica em proteínas, nutrientes e oligoelementos é muito importante para mantê-las saudáveis.
  • Uma pessoa que lava a louça sem luvas pode enfraquecer ou manchar suas unhas. Seria interessante uma mudança desse hábito durante um mês para observar se as unhas melhoram. Caso isso não aconteça, o ideal é procurar um dermatologista para saber se existe relação com alguma doença.
  • Usar esmalte que não tenha ingredientes corrosivos ou que não cause alergia. Produtos como o tolueno e o formaldeído são compostos químicos que estão na composição do esmalte e que podem causar alergia em algumas pessoas. O esmalte protege a unha, funcionando como uma camada protetora, mas precisa ser de boa qualidade.
  • Podemos cortar e lixar as unhas sem problema algum. Entretanto, não devemos retirar as cutículas, pois elas servem de proteção contra doenças.






0 comentários:

Subscreva